domingo, 13 de fevereiro de 2011

Actualização

Em reunião com o veterinário municipal, a AVAi apurou factos, muitas vezes desconhecidos pelo povo:

- O centro de recolha de Silves (canil) não é desconhecido para a maior parte das pessoas. Muita gente o visita, muita gente sabe da sua existência e localização.

- Trata-se de um canil de abate. No entanto, não tem como objectivo recolher todos os animais vadios, mas sim animais doentes que possam ser perigosos para a saúde humana, animais que sofreram queixa, animais que se encontrem em sofrimento, para abate.

- No caso de o animal se encontrar em pleno estado de saúde no canil, estabelece o tempo necessário no mesmo até que arranje adoptante responsável, a não ser que o canil esteja lotado e a GNR necessite de uma box para colocar um cão resgatado por qualquer causa.

- O prazo legal de estadia do animal no canil são 7 dias.

- Para adopção de cães de raça potencialmente perigosos, é obrigatória a castração/esterilização do mesmo.

- Para qualquer animal que seja adoptado, é oferecida, pelo veterinário municipal, a vacina anti-rábica e a colocação do microchip.

- Existem campanhas ao longo do ano para colocação de microchip e vacina anti-rábica a preços reduzidos.

- 97% dos abates no canil, são devido a doença, nomeadamente leishmaniose, uma vez que o número de interessados em adoptar um animal contaminado é praticamente nula. Poucos se responsabilizão por tratar o animal, todos os dias, durante o resto da sua vida, com comprimidos não gratuitos.

- A percentagem de adopções do canil de Silves é bastante elevada, ao contrário do que se pensa. Pode referir-se um caso recente: casal da Figueira da Foz viaja até Silves para adoptar Basset Hund de 8 anos deixado para trás por autocaravana hippie.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © Abrace esta ideia!
| PASSE A MENSAGEM! Adopte animais!